amominhaidade_horti_foto_12_16

Nosso Feliz Natal tem sabor funcional!

O alimento funcional está na moda. Quanto a isso não resta dúvida. Mas, e se a gente for falar de dieta funcional na melhor idade, o que é fato e o que é boato?

Primeiro, é bom lembrar que para ser considerado funcional, um alimento deve seguir alguns parâmetros. Ou seja, além de ser nutritivo precisa agregar outro valor, seja de proteção ou melhoria no funcionamento do organismo.

Segundo, todo alimento, por mais funcional que seja não é remédio e não deve ser tratado como medicação. Afinal, nada substitui o prazer de comer bem.

Mesmo porque, um dos disturbios alimentares que alguns 60+ enfrentam é a inapetência. Um problema sério que deve ser tratado com o médico, pois pode levar a desnutrição.

Então, nem pensar em papinhas de bebê! Ao contrário, a alimentação funcional deve ser variada, rica em cores e sabores, texturas e receitas e deve dar água na boca só de olhar para o prato. Assim como uma bela fatia de bolo de morango com chantilly!

Na verdade, uma dieta funcional ideal deve ser prescrita individualmente a fim de que o funcional funcione de verdade, fazendo a prevenção de quadros crônicos ou atuando como coadjuvante no tratamento de quadros já estabelecidos.

Dentre as enfermidades encontradas nas pessoas com 60+, algumas são mais comuns, como por exemplo, as doenças metabólicas crônicas do tipo: hipertensão, diabetes, aumento nas taxas de triglicerídeo, colesterol, ácido úrico, entre outras.

De fato, para essas doenças existe uma série de alimentos que atua positivamente quando adicionados à rotina diária de alimentação, despertando bons hábitos e encerrando de uma vez por todas os hábitos claramente prejudiciais.

Alguns desses maus hábitos se agravam com o passar dos anos, veja se você se identifica: não ter horário para comer, monotonia alimentar, não beber água por não sentir sede. Essas características são comumente encontradas no dia a dia dos que passaram dos 60 e devem ser observadas imediatamente.*

Ou seja, providenciar uma maneira prática e acessível para tomar água mineral fresca constantemente é uma atitude simples, barata e que pode afastar diversas dores de cabeça…

A idade, como a gente sabe, tem as suas vantagens e uma delas é ter passado pelos regimes mais malucos e saber que praticamente todos eles não levam a lugar algum. Você perde peso e saúde. Sendo que o peso volta já a saúde…

Mais feira e menos doceira!

Por isso, se o tal do alimento funcional está na moda, para quem já coleciona fios prateados na fronte, o que realmente funciona não é nenhuma novidade: frutas, saladas, legumes crus e cozidos, carnes magras, atividade física diária e uma vida tranquila que peque apenas pelo excesso de bom senso, boas amizades e muitas, mas muitas risadas =)))))

*Fonte: editorarealize.com.br / IIICongresso Internacional de Envelhecimento Humano Autora: Francisca Marta de Moura Ferreira

 

 

 

 

 

Renata Namo

Renata Namo - REDATORA E DIRETORA DE CRIAÇÃO/ Comecei muito cedo no mercado de trabalho. Aos 16 já vendia roupa no shopping e era bailarina profissional. Aos 18 comecei a trabalhar no estúdio de um fotógrafo de moda muito famoso, o Bob Wolfenson e com os contatos que fiz por...

Outras publicações do autor