algarve

Aposentadoria: o melhor lugar do mundo é aqui e agora

Se eu tivesse que escolher um sinônimo para sonho, eu diria aposentadoria.

No dicionário eles falam em quimera, utopia, fantasia, ilusão, mas eu prefiro simplesmente chamar de aposentadoria: o tempo e o lugar onde vou viver sem horário comercial, rush, agenda, marmitas e uma série de fatos e aparatos ligados ao trabalho. Será que isso existe mesmo?

Perante a lei com certeza que sim, porém na prática muitas vezes a realidade é outra. Seja porque o INSS não está em dia ou porque a cada ano prolongam um pouco mais a idade para usufruir do benefício ou ainda porque o valor da bendita é muito abaixo do necessário para manter o padrão de vida. Ou pode ser ainda que a aposentadoria fique apenas no plano do onírico porque não houve um planejamento pessoal, uma visão de futuro ou uma estratégia para o terceiro tempo do jogo da vida.

E é aí que a história se inicia: Quando, como, onde e com quem passar os dias de doce far niente com qualidade de vida, alegria e disposição. De preferencia num vilarejo bem longe do tédio e da confusão.

Foi pensando em responder pelo menos uma dessas perguntas – Onde? Que fui atrás de lugares bacanas para se aposentar, seja no Brasil e, por que não? No mundo. Descobri que existe literalmente um mundo de serviços e informações dispostos a nos ajudar a preencher as lacunas em branco dessa questão.

A começar pelo IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, um programa da ONU- a partir dele fica mais fácil detectar quais as cidades em que a qualidade e o custo de vida encontram um excelente coeficiente. Tanto assim que basta digitar “as melhores cidades para se aposentar” para que algumas se destaquem. E para a minha surpresa, falam a nossa língua: República do Panamá e Algarve!

Vamos ver mais de perto a segunda:

Algarve, a pequena cidade ao sul de Portugal é considerada uma das melhores do mundo para se aposentar porque preenche os quesitos que mais são levados em conta: além de excelente qualidade de vida, a região tem mais de 3300 horas de sol por ano e ainda oferece o custo de vida mais baixo da Europa Ocidental.

Um casal de aposentados consegue viver confortavelmente, com um orçamento de US$ 1.500 cerca de R$ 6000 por mês. Tanto assim que o local contabiliza mais de 100 mil aposentados estrangeiros que desfrutam diária e tranquilamente das suas cidades medievais, vilas de pescadores, mercados ao ar livre, vinho regional e algumas das melhores praias da Europa. Não falei que aposentadoria é puro sonho?

Mas, antes de embarcar  rumo à terrinha dê uma espiada na lista completa do International Living.

Ranking dos 10 melhores lugares do mundo para aposentado viver*:

  1. Algarve, Portugal
  2. Cuenca, Equador
  3. George Town, Malásia
  4. Northern, Belize
  5. Dumaguete, Filipinas
  6. Pau, França
  7. Medellin, Colômbia
  8. Abruzzo, Itália
  9. Pedasi, Panama
  10. Istanbul, Turquia

O nível de informação nessa área é tão preciso que no site da ICATU SEGUROS você descobre quanto precisa investir para se retirar em alguns desses lugares perfeitos ao redor do mundo. No Equador, por exemplo, são necessários 800 dólares por mês para uma vida confortável por casal. Isso implica em um investimento mensal de 368** reais a partir dos 30 anos e o seu sonho vira realidade.

Mas e quem não pretende sonhar tão alto ou ir tão longe? Tudo certo. Aqui mesmo em São Paulo ou  outros estados do Brasil ficam algumas dessas cidades super bem classificadas no IDH e, portanto, ótimos locais para viver a aposentadoria sem se afastar tanto assim dos amigos, familiares e do guaraná Antarctica 😉

Veja a lista das 10 melhores cidades com menos de 100 mil habitantes para se aposentar no Brasil– o levantamento mais recente que eu encontrei do site Sempre Família ***.

  1. Águas de São Pedro (SP)
  2. Joaçaba (SC)
  3. Vinhedo (SP)
  4. Nova Lima (MG)
  5. Ilha Solteira (SP)
  6. Rio Fortuna (SC)
  7. Rio do SUL (SC)
  8. São Miguel do Oeste (SC)
  9. Pirassununga (SP)
  10. Concordia (SC)

Agora veja bem, se estamos falando que aposentar é sinônimo de sonhar, não amarre suas asas. Existem milhares de opções aqui e lá fora onde você pode montar uma casinha para ver o terceiro tempo passar pela janela.

Até porque hoje em dia a longevidade é uma realidade transformadora e muitos de nós não enxergam mais o “retairement” como uma época de “pés para o alto” e sim como etapa de realização de velhos ou novos sonhos, inclusive profissionais.

Por isso, na hora de planejar a aposentadoria, gire o mapa-múndi dos seus sonhos e espete o alfinete no lugar que desejar. Com planejamento e determinação a aposentadoria dos seus sonhos é possível e não tem hora para começar e nem acabar.

As pesquisas desse post foram realizada nos links abaixo entre outros.

*https://internationalliving.com/

**Segundo dados do site ICATU SEGUROS no link abaixo

http://www.icatuseguros.com.br/Portal/main.asp?ViewID=%7B50F2DA44-8DEF-48E0-8431-E503442625EA%7D&params=itemID=%7BC7F75AA6-E183-4140-ABCE-7274D3BAC9E2%7D;&UIPartUID=%7B23F53329-C081-430F-8109-7C07F4177C9C%7D

*** http://www.semprefamilia.com.br/as-10-melhores-pequenas-cidades-do-brasil-para-se-viver/

Renata Namo

Renata Namo - REDATORA E DIRETORA DE CRIAÇÃO/ Comecei muito cedo no mercado de trabalho. Aos 16 já vendia roupa no shopping e era bailarina profissional. Aos 18 comecei a trabalhar no estúdio de um fotógrafo de moda muito famoso, o Bob Wolfenson e com os contatos que fiz por...

Outras publicações do autor