cinema-2

Dia do Idoso a gente comemora estourando a pipoca. AMO MINHA IDADE AMA CINEMA!

Um de outubro é o Dia Internacional do Idoso e isso significa que temos um mês inteiro pela frente para celebrar a melhor idade e refletir sobre a transformações que estamos vivendo, em escala mundial, com a revolução da longevidade. Uma quebra de paradigma que vai redefinir a participação dos 60+ em todos os setores da sociedade.

Hoje, somos protagonistas da nossa própria história e também no contexto social. Portanto, nada melhor do que a emoção do cinema para nos fazer companhia nesse mês de celebração. Estoure a pipoca! A melhor idade está em cartaz.

AMO MINHA IDADE separou uma série de filmes que aborda as diversas faces do envelhecimento. Seja através do drama, comédia ou ação, são histórias que contam muito sobre cada um de nós e sobre as as dores e os sabores da envelhescência.

A lista a seguir inclui desde filmes que vão do clássico dos clássicos, como Ensina-me a Viver, até os novos clássicos como Um Senhor Estagiário e outros filmes menos conhecidos.

Faça a sua seleção e prepare-se para ver ou rever algumas dessas narrativas que, apesar dos estereótipos, clichês e tabus, também apresentam pontos de vistas surpreendentes, inovadores e eternos.

Você tem acesso fácil a muitos desses filmes na NETFLIX, GLOBOPLAY, NET NOW, HBO e DVDs.

Clássicos:

Ensina-me a Viver (1971): Talvez uma das pioneiras nesse nicho da longevidade, essa fita conta a história de amor entre uma septuagenária animada e um adolescente depressivo.

Cocoon (1985): Clássico dos clássicos quando o assunto é cinema sobre envelhecimento essa fita mistura um pouco de tudo: idosos, aliens, comédia e drama dentro da mesma piscina.

Conduzindo Misso Daisy (1989): Emocionante relato da relação entre uma senhora judia e seu motorista negro. Ganhou Oscar de Melhor Atriz e Melhor filme.

Dois Velhos Rabugentos (1993): Jack Lemmon e Walter Matthau estão hilariantes nessa comédia sobre dois vizinhos rabugentos e a nova moradora gostosona que chega para acirrar ainda mais a velha rixa.

Novos clássicos:

RED Aposentados e Perigosos (2010)

Um Amor de Vizinha

O Exótico Hotel Marigot

Gran Torino (2008)

Antes de Partir (2007)

Um Senhor Estagiário

Alguém Tem Que Ceder

Elza e Fred (2005)

Up – Nas Alturas – Animação da Pixar que conta a aventura de Carl, senhorzinho ranzinza que decide conhecer a América do Sul na companhia de um bando de atrapalhados. Emocionante, divertido e trás para perto nosso lado criança.

Mais recentes e menos conhecidos:

O Quarteto

Nosso último Verão na Escócia

Cartas para Julieta

Amor

E se vivêssemos todos juntos

O amor é estranho

Poesia

Ou ainda, a nossa querida Fernanda Montenegro em algumas das suas atuações sempre brilhantes:

Infância (2014)

Doce de Mãe (2012)

Do Outro Lado da Rua

Central do Brasil

Casa de Areia

Mas existem muitos outros títulos que podem se juntar a essa lista. Por que não envia para nós a sua sugestão? Qual é o filme da sua vida? Qual filme sobre a terceira idade você viu e gostou recentemente? AMO MINHA IDADE aguarda a sua participação 😉

 

Renata Namo

Renata Namo - REDATORA E DIRETORA DE CRIAÇÃO/ Comecei muito cedo no mercado de trabalho. Aos 16 já vendia roupa no shopping e era bailarina profissional. Aos 18 comecei a trabalhar no estúdio de um fotógrafo de moda muito famoso, o Bob Wolfenson e com os contatos que fiz por...

Outras publicações do autor