como-poupar-dinheiro

Dica 5 – Aprenda a cuidar do seu dinheiro

#todososangulosdaaposentadoria

Dica 5 – Aprenda a cuidar do seu dinheiro

Pra quem está chegando aos 60 ou já chegou e nunca poupou, será que ainda dá tempo? A resposta é SIM!

Mas como fazer isso e por onde começar?

Comece buscando conhecimento. Você precisa aprender sobre como cuidar do seu dinheiro e poupar. Nada complicado e hoje em dia temos fontes gratuitas pela internet de excelente qualidade. Uma delas é o www.meubolsofeliz.com.br do nosso querido José Vignolli. Vale muito à pena dedicar um pedacinho do seu tempo a isso.

Afinal de contas, dinheiro não traz toda a felicidade, mas com certeza é responsável por parte dela. Aquele prato delicioso, assistir a um bom filme no cinema, comprar uma roupa de acordo para o casamento e até mesmo se deslocar pela cidade. Praticamente tudo gasta.

O segundo passo é saber pra onde vai o seu dinheiro. Anote tudo que sai da sua conta durante pelo menos 1 mês e depois circule o que é fundamental pra sua sobrevivência, grife o que é interessante ter e que gostaria de manter e risque o que pode ser cortado da sua vida. Você pode descobrir como é possível viver de forma mais simples, sem perder qualidade.

Também é importante ser flexível. Entender que aquela fase passou e que agora é preciso descobrir outra forma de viver e desfrutar.

Pra quem não se aposentou ainda, responda e tome atitudes:

– Sua renda irá diminuir quando se aposentar?

Sabemos que pra maioria a resposta será SIM, em função das perdas dos benefícios, dos cargos e cortes que vão sendo feitos ao longo tempo, além da tão conhecida falta de correção do salário do aposentado pela inflação. Procure saber qual será o seu salário como aposentado, ainda que um valor aproximado, e projete o futuro. Aprenda a viver com o que terá. Não viva em negação.

Cecilia Xavier

Começo dizendo que sou uma otimista com o poder de transformação das ações de cada um a partir de seus desejos. Prefiro acreditar e fazer acontecer a me queixar passivamente do que não posso controlar. Trabalho na área da saúde desde 2003 como terapeuta ocupacional em Belo Horizonte-MG e...

Outras publicações do autor