amo 3

Dica 3 -Mantenha-se conectado(a) a atividades significativas

#todososangulosdaaposentadoria

Dica 3 -Mantenha-se conectado(a) a atividades significativas

Ninguém vive bem sem fazer nada. Por mais que descansar seja bom e importante, o ser humano se realiza colocando a mão na massa, fazendo acontecer, condição para uma vida saudável e com qualidade. E não basta fazer qualquer coisa. É preciso fazer algo que dê motivação, atividades conectadas com à sua história ou interesses. Que geram conexão com pessoas e com a vida. Isso sim podemos chamar de significativo.

E falando-se em realizar na aposentadoria, sugiro alguns cuidados. Um deles é com o excesso de televisão. Vejo que ela está muitíssimo presente na rotina dos idosos sem acrescentar praticamente nada, pois é o lazer mais passivo que existe. Ela hipnotiza de tal forma que é capaz de engolir dezenas de horas dos seus dias. Tempo que poderia ser usado para colocar a alma na vida ou o contrário.

Cuidado também com aquelas atividades que faz só para matar o tempo, com pouco ou nenhum envolvimento, só porque não tem nada melhor pra fazer. Atualmente a tecnologia tem ocupado esse lugar com frequência (whatsapp, joguinhos eletrônicos etc).

Resolver problemas dos outros, que enchem a sua agenda de compromissos, também é muito comum na aposentadoria. “Já que não está fazendo nada, busca isso pra mim?” “Leva fulano na escola?” E por aí vai, dando a impressão de que está tudo ótimo, mas se parar para analisar, nada está sendo feito pra você, como atividades que dão um sentido pra vida.

Concluindo, não existe certo e errado no que satisfaz. Cuidar da casa, da família ou trabalhar tem o mesmo valor se é o que te faz feliz.

Cecilia Xavier

Começo dizendo que sou uma otimista com o poder de transformação das ações de cada um a partir de seus desejos. Prefiro acreditar e fazer acontecer a me queixar passivamente do que não posso controlar. Trabalho na área da saúde desde 2003 como terapeuta ocupacional em Belo Horizonte-MG e...

Outras publicações do autor