lutando

Dica 2 – Tenha coragem para enfrentar seus problemas

#todososangulosdaaposentadoria

Série 8 dicas para se aposentar bem

Dica 2

Provavelmente você já ouviu falar ou conhece alguém que se aposentou e não ficou bem, seja pela redução do salário, isolamento, depressão, adoecimento, divórcio ou outras questões bastante difíceis e comuns. Essas pessoas não imaginavam que aquilo poderia acontecer com elas. O assunto não foi discutido e a desinformação é total.

Trabalho na área e escuto casos como esses frequentemente. Acredito que um dos motivos é a falta de preparação para a aposentadoria, pois não imaginam os desafios que existem nesse processo. Acham que após cumprirem seus deveres atravessarão o portal que leva ao paraíso tão sonhado.

Não quero ser pessimista, mas também não dá pra viver em negação. Se você se encontra em alguma dessas situações problema, é importante reconhecer, superar a frustração e buscar uma solução. Caso contrário, a fase tão esperada não será de desfrute, mas de predominante sofrimento.

Não desanime. As possíveis saídas são várias: reorganização financeira, psicoterapia, tratamentos, reorganização da rotina, descoberta de novos sentidos para a vida e por aí vai. A limitação costuma estar mais na “cabeça” das pessoas do que na própria realidade. É preciso estar aberto a buscar ajuda, adaptar-se à nova realidade e reconstruir.

Cecilia Xavier

Começo dizendo que sou uma otimista com o poder de transformação das ações de cada um a partir de seus desejos. Prefiro acreditar e fazer acontecer a me queixar passivamente do que não posso controlar. Trabalho na área da saúde desde 2003 como terapeuta ocupacional em Belo Horizonte-MG e...

Outras publicações do autor