idosos fazendo conta

COMO E POR QUE ECONOMIZAR PARA A APOSENTADORIA?

Em primeiro lugar, é importante se dar conta de que quando se aposentar a queda da renda é quase certa. Muitos só descobrem isso à beira da aposentadoria.

Se não houve informação ou energia para se dedicar à educação financeira ao longo dos anos e poupar, restam duas saídas: permanecer trabalhando para segurar a renda ou simplificar o padrão de vida. É possível se dar bem em ambas situações.

Continuar trabalhando pode ser a melhor opção pra alguns. Não só porque enche o bolso, mas pela própria satisfação em realizar o que se ama. Trabalho é sofrimento pra muitos, infelizmente, mas paixão para outros. Sorte de poucos, talvez.

Mudar a forma de viver também é um caminho possível e saudável, inclusive. Consumimos muito mais do que o necessário. Compramos por impulso algo “que não precisamos, com dinheiro que não temos, para impressionar as pessoas que não gostamos” (Clube da luta).

Mas no fim das contas, o que todos querem é poder escolher o que fazer com liberdade e não por obrigação ou por se encontrar em um beco sem saída. Se for para seguir trabalhando, que seja por amor. Se for pra viver de forma mais simples, que seja pelo ideal.

Atualmente existe uma quantidade enorme de conteúdos gratuitos de qualidade disponíveis na internet sobre educação financeira. Gosto do site www.meubolsofeliz.com.br, de José Vignoli, do blog https://queroficarrico.com/blog/, do Rafael Seabra e do meu caro consultor financeiro Luiz Sampaio, de Belo Horizonte, além de vários autores que escreveram ótimos livros.

Comece a ler um pouco sobre o tema, acompanhe seus gastos diante de sua receita e aprenda a poupar, ainda que pequenas quantias. Tudo isso não é fácil pro brasileiro que nunca ouvir falar em educação financeira, mas se houver a tomada de consciência sobre a necessidade de mudar, a transformação vai acontecendo e muito rapidamente trazendo frutos.

Segue um link de uma reportagem sobre a importância de se economizar para a aposentadoria.

http://meubolsofeliz.com.br/como-e-por-que-economizar-apos…/

Cecilia Xavier

Começo dizendo que sou uma otimista com o poder de transformação das ações de cada um a partir de seus desejos. Prefiro acreditar e fazer acontecer a me queixar passivamente do que não posso controlar. Trabalho na área da saúde desde 2003 como terapeuta ocupacional em Belo Horizonte-MG e...

Outras publicações do autor